domingo, 29 de novembro de 2009

BEM - AVENTURADO

Afinal o que significa ser bem-aventurado?
É ter uma vida feliz.
foto: Gildo Denis
Mateus 5: Jesus nos ensina como ser bem-aventurado.
"Bem-aventurado os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus"
Pobre de espírito? Como assim? Pobre não é aquele que ganha um salário mínimo que mal dá para sustentar sua família, mas sim aquele indigente, aquele que não tem nada. Pobre de espírito é aquele que reconhece diante de Deus que não é nada, que depende exclusivamente de Deus, que não faz troca com Deus, "eu tenho isto e vou trocar por isto", "eu oro muito e quero que Tu me abençoe". Tudo que nós fazemos não é nada diante da grandeza de Deus.Para termos o reino dos céus é necessário nos despi do nosso orgulho, do nosso eu, da soberba e reconhecer que sem Deus nada somos.
"Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados" 
Este choro não é pelo sofrimento causado pelo mundo, tipo a morte de alguém, perdas materiais, depressão, raiva...mas sim o choro do coração de Deus pela almas perdidas, pelo arrependimento dos pecados .Este choro tem consolo, pois gera vida, transforma, liberta,cura.
"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;"
Mansidão não é falar calmo , mas submeter-se ao senhorio de Deus. Ser manso significa, não resistir á oposição do mundo, mas sofre-la de bom grado, se formos mansos, e estivermos disposto a sofrer a oposição do mundo nestes tempos, a promessa de Deus é que herdaremos a terra  no tempo vindouro.(Hebreus 11:6)
'Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;'
Assim como é importante comer e beber é necessário  buscar de justiça, pois sem ela você fica fraco e pode até morrer espiritualmente. Uma pessoa desviada é aquela que você oferece o  alimento (palavra de Deus) mas ela não dá importância, lembra as crianças da Etiópia morrendo de fome. JUSTIÇA não é lei, ela foi substituída pela GRAÇA.A justiça de Deus é a graça, perdão, justificação. Bem-aventurados as pessoas que vivem debaixo da graça.
 
'Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;'

Ser justo é dar a alguém aquilo que ela merece, ao passo que ser misericordioso é dar a alguém o que ele não merece. Para o reino dos céus precisamos ser não somente justos, mas também misericordiosos.
Alcançar misericordia é receber o que não merecemos. Se formos misericordioso para com os outros, o Senhor nos concederá misericórdia.
 
'Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus;'
 Ser puro de coração é ser singelo no propósito, ter a meta singular  de realizar a vontade de Deus para a sua Glória.Isso é para o reino dos céus. No nosso  espírito recebemos Cristo e o nosso coração é o terreno onde Cristo cresce como semente de vida. Por isto devemos ser pobres de espírito,vazios em nosso espírito para receber Cristo. A necessidade de sermos puros, singelos, no nosso coração é o segredo para que Cristo cresça em nós sem impedimento. A pureza de coração nos faz ver  Deus, esta é recompensados puros de coração.
Bem-aventurados, são todos aqueles que esperam somente no Senhor.
Deus seja louvado.

Nenhum comentário: